top of page

4 gatilhos que te fazem comer inconscientemente

Comer em exagero e sem perceber, ou seja, inconscientemente, envolve gatilhos emocionais e ambientais. Quer entender melhor isso? Veja neste texto se você consegue identificar exemplos desses gatilhos na sua vida.

Exposição - quanto mais observamos algo, maior a chance de interagirmos com esse algo. Em relação à alimentação, quanto maior o contato com a comida, maior pode ser a quantidade que comemos e menor a nossa percepção desse consumo.

Distração - estudos mostram que comer distraído aumenta o consumo na própria refeição e nas posteriores. Isso acontece porque envolve uma menor noção dos nossos sinais precoces de saciedade e uma menor recordação do que consumimos enquanto realizávamos outra atividade. Comer é um ato social e é saudável e recomendável que a gente faça as refeições em companhia. Porém, para que isso não contribua para uma refeição "distraída", alguns princípios do comer com atenção plena precisam ser considerados. (Em breve uma postagem só sobre isso =] )

Variedade - é outro aspecto que contribui para que a gente coma mais e sem perceber. Mas não estou dizendo da variedade de grupos de alimentos. Nesse sentido essa variação é saudável, proporciona uma alimentação mais completa em nutrientes. Eu estou me referindo aqui à variedade de um mesmo grupo, ou seja, várias opções de comidas que se substituem. Se existem muitas opções, geralmente temos o desejo de provar de muitas ou todas. Da mesma forma, quando existem menos opções, vários estudos mostram que a nossa tendência é limitar mais o consumo. Isso se chama "saciedade sensorial". Mas esse processo não acontece apenas pela variedade de sabores, mas também pela variedade visual. Ou seja, em situações com muitas opções de comida de aparências e sabores diferentes, somos mais estimulados a uma ingestão alimentar maior.

Tamanho das porções e utensílios - esses tamanhos podem influenciar no quanto de comida achamos suficiente, razoável, normal, típico e apropriado para se consumir em determinado momento, fazendo até com que a gente desconsidere nossos sinais internos de fome e saciedade. Ao colocar a mesma quantidade de comida em pratos de diferentes tamanhos, a tendência é acharmos que o prato menor está mais cheio. Por isso, ao comermos em utensílios menores as chances são de a porção servida ser menor (em comparação com os maiores utensílios) e de termos a sensação de que comemos bem, ficando mais satisfeitos.

E aí, você se identificou com algum desses gatilhos? Tem exemplos de situações que te fizeram comer inconscientemente? Se quiser, escreva para mim contando e podemos conversar melhor sobre isso.

Um abraço carinhoso e até mais!


Arquivos
bottom of page