top of page

O que é uma alimentação intuitiva?

Todos nós nascemos sabendo comer de maneira intuitiva. Um exemplo clássico é observar bebês sendo alimentados. Eles "pedem" comida quando estão com fome e param de comer quando estão satisfeitos, com a habilidade inata para regular sua alimentação de acordo com suas necessidades corporais.

Porém, ao longo da vida somos tão expostos a mensagens sobre alimentação e corpo e tão induzidos a buscar um padrão, seja na dieta ou na forma física, que vamos ignorando os diferentes sinais que o nosso corpo nos dá diariamente (de quando, quanto e o que comer) e a consciência sobre nossa reação à comida (como comemos ou por que comemos).


Comer de maneira intuitiva é resgatar essa sabedoria interna, é se tornar “expert” em você mesmo; é saber distinguir seus estímulos para comer e responder a eles de maneira adequada; é ouvir sua fome, sua saciedade, sua satisfação e se guiar por elas para saber o que, quanto e quando comer; é lidar com as emoções sem usar a comida; é não restringir nenhum alimento, mas manter uma relação equilibrada com todos.

alimentação intuitiva

Para mim, de uma maneira bem objetiva, ter uma alimentação intuitiva (e consciente) é "comer normal", logo, ter uma relação saudável com a comida.


O conceito do comer intuitivo tem base científica (são pelo menos 35 estudos falando sobre) e existem técnicas comportamentais que podemos trabalhar para encontrar nossa alimentação intuitiva.


Pergunta: “como ter uma alimentação intuitiva, então?”

Resposta: sobre isso eu falarei um pouco no próximo post!


Dúvidas, perguntas, desabafos, qualquer coisa, pode me escrever.


Abraço com carinho e até mais! =*


Arquivos
bottom of page