top of page

Diga não ao fim da rotulagem de transgênicos


Você conhece esse símbolo da imagem? Ele transmite de maneira mais clara, na frente da embalagem de um produto alimentício, a informação de que no mesmo há ingredientes geneticamente modificados (transgênicos). Essa informação com a presença do símbolo ainda é lei no Brasil, mas isso pode mudar, aumentando nosso risco de consumir transgênicos sem saber.

Isso porque está tramitando no Congresso Nacional o Projeto de Lei da Câmara nº 34/2015 que altera a Lei de Biossegurança (nº 11.105, de 24 de março de 2005) e libera os produtores de alimentos e de rações animais da obrigação de informar ao consumidor sobre a presença de componentes transgênicos quando estes estiverem em porcentagem inferior a 1% da composição total. Além disso, quando a concentração for superior a esse valor os fabricantes deverão apenas incluir a informação na lista de ingredientes, sem a obrigatoriedade do símbolo "T".

Na prática é o mesmo que tornar inacessível essa informação, já que, como você já leu no último texto, nossos rótulos de alimentos ainda são muito pouco claros, fazendo com que a maioria da população não saiba de fato o que há nos produtos alimentícios que compra.

Portanto, a aprovação dessa lei representa um grave retrocesso e uma afronta aos direitos dos consumidores. Todo cidadão tem o direito de saber exatamente a composição dos produtos que consome.

Precisamos pensar que, mesmo que esse consumo seja inferior a 1% em alguns alimentos, ele pode representar uma porcentagem bem maior se somarmos várias pequenas quantidades. E ainda não há consenso científico sobre os efeitos desse consumo na saúde humana a longo prazo. Mas, isso não é tudo... Os transgênicos também ameaçam a biodiversidade, podendo afetar o meio ambiente e, consequentemente, a vida de todos nós.

Esse projeto de lei já passou pelo Senado onde foi aprovado por duas comissões e rejeitado por outras duas. No entanto, na página e-cidadania, do Senado, mais de 20 mil pessoas já deixaram sua opinião contrária à aprovação dessa lei. E você pode opinar também. Clique aqui e diga NÃO ao fim da rotulagem de transgênicos.

Você também pode participar da campanha criada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) assinando aqui ou ainda enviando sua mensagem aos senadores, pedindo para que votem contra esse projeto.

Ajude para que não tirem um direito nosso. O direito de saber o que comemos.


Um abraço com carinho e até mais!



Arquivos
bottom of page