top of page

E quando bate aquela vontade de um doce? O que fazer?

Como ou não como? Prefiro um chocolate amargo ou vou no mais doce porque é o que estou desejando? Esses são dilemas comuns para muitas mulheres, né? E para responder isso, gosto de investigar em consulta se essa é uma vontade fisiológica e funcional ou não.


🍩FISIOLÓGICA seria aquela vontade que, por exemplo, só vem na TPM e acontece dois ou três dias do mês. Ou uma “fome emocional” que também não é frequente e se apresenta como algo normal. FUNCIONAL seria quando, nessas situações, essa mulher consegue, com uma pequena quantidade do doce que deseja, saborear e se satisfazer (aquela quantidade que não vai prejudicar o seu objetivo com o plano alimentar).

⚠️No entanto, se essa vontade se apresenta como algo NÃO funcional, nem fisiológico, o doce pode estar sendo apenas um gatilho para um ciclo vicioso. Nesses casos, então:


1️⃣Se sua vontade de doce está relacionada com resistência insulínica, desequilíbrio hormonal, deficiência nutricional ou disbiose, um plano alimentar adequado, orientações e suplementações nutricionais, quando necessário, provavelmente irão resolver essa vontade.


2️⃣Se sua vontade de doce está relacionada com uma “fome emocional” que te leva a consumir uma grande quantidade de doce e com muita frequência, é preciso investigar qual a sua necessidade real. Pergunte-se: que emoções me trouxeram essa vontade? Posso lidar com essa emoção de outra maneira que não seja comendo um doce? De repente, conversar com uma amiga, tomar um banho relaxante, ouvir uma música, assistir algo que goste na TV, praticar um esporte do seu agrado, brincar com seu animal de estimação, etc., podem ser opções. Nesses casos, considere também buscar acompanhamento psicológico para compreender e lidar melhor com essas situações.

Comments


Arquivos
bottom of page