top of page

O que te leva a comer? Conheça as 4 respostas principais

Você já parou para observar o que te leva a comer? Sempre que você tem um estímulo para comer, qual a causa desse estímulo? Quando falamos em comer com consciência, uma das habilidades que treinamos é estar atento aos sinais de fome e saciedade. No entanto, às vezes somos estimulados a comer por outros motivos, por exemplo: ver um alimento atraente, lembrar de uma comida que gosta muito, estar estressado ou ansioso, etc...

Existem, além da fome física, razões sociais, ambientais, mentais e emocionais que nos fazem comer, certo? Comer consciente envolve todas as habilidades necessárias para lidar de maneira equilibrada com a comida em todos os contextos. E o primeiro passo nessa caminhada é identificar: "por que eu quero comer"? Para isso, precisamos criar um espaço entre o estímulo (querer comer) e a resposta (começar a comer). Nesse espaço de tempo, fazemos essa pergunta a nós mesmos. E existem 4 possíveis respostas.


1- FOME FÍSICA

Se é uma fome física de fato, o que te diz isso? Quais sensações seu corpo te dá? Ruídos, vazio, dor no estômago? Tremor, mãos frias, dor de cabeça, irritabilidade? O que mais? Com base nessas sensações corporais, que nível de fome você tem? De 0 a 5, que nota você dá para essa fome? E aí, de acordo com esse nível, você é capaz de se servir com a quantidade que irá te saciar. Coma com atenção plena até sentir seu nível confortável de saciedade.

fome e saciedade

2 - VONTADEZINHA

Se você quis comer porque viu aquelas comidas atraentes na copa do trabalho, na sua geladeira, na mesa do buffet ou da festa, enfim, podemos chamar de "fome social" ou "fome ambiental", ou seja, isso está relacionado com a exposição ao alimento. Nesses casos, reflita sobre o que você precisa comer para se satisfazer. Perceba que eu falei sobre satisfação, o que vai além de saciedade. Para nos sentirmos satisfeitos precisamos tomar consciência do que realmente queremos comer naquele momento e, claro, comer com atenção plena, a quantidade que irá nos saciar. "Será que eu sentiria vontade de comer esses alimentos se não tivesse visto? É importante socialmente que eu coma? Eu posso escolher alguns alimentos que eu quero em vez de comer de tudo?" Se decidir comer, não deixe de notar seu nível de fome antes e montar o prato mentalmente. Caso hajam várias opções, escolha a (ou as) que você mais quer e na quantidade que te deixará confortavelmente saciado.

fome e vontades

3- VONTADE

Se é vontade de comer algo específico, o que te traz isso? Foi pensar em um alimento que você gosta muito e desejar sentir esse sabor? Talvez um sabor que te lembre sua infância ou algum outro momento agradável. Nesse caso, podemos chamar de "fome mental". É muito natural que a gente tenha memórias ou vínculo afetivo com algumas comidas. E é saudável desfrutar disso, principalmente em companhia. Então, eu te sugiro se programar para comer quando estiver com amigos ou família (para partilhar essa refeição e ter ainda mais prazer) e, de preferência, quando estiver em um certo nível de fome física (caso você esteja sem fome quando a "vontadezinha" bater).

4 - VONTADEZONA

Se você avaliou todas as três possibilidades anteriores, notou que não é uma fome física, nem uma vontadezinha por exposição ao alimento, nem uma vontade por lembrar de uma comida que gosta muito, mas se trata de uma "vontadezona" emergente de comer qualquer coisa, pode ser a "fome emocional". Nesse caso, provavelmente, não é de comida que você precisa. Se você tem reagido a emoções como ansiedade, estresse, tristeza, por exemplo, buscando a comida, um bom exercício é começar a prestar atenção nesse impulso para comer, quando ele aparece. Nesses momentos, pare, observe e pense: o que estou sentindo? Que situação me trouxe esse sentimento? Que pensamentos vieram com o sentimento? Qual minha real necessidade agora? Comer vai solucionar algo? O que eu posso fazer para lidar melhor com esse sentimento? Que comportamentos alternativos eu tenho que podem me ajudar a solucionar ou a lidar com o que estou sentindo? Por exemplo, se sua necessidade é de um autocuidado, talvez tomar um banho ou dormir resolva. Se precisa de distração, pode ouvir uma música, ler um livro, fazer uma caminhada... Se precisa de um apoio, ligar para um amigo ou familiar para conversar pode ser uma opção. Em alguns casos a escolha pode ser simplesmente esperar que essa emoção passe. E acredite, ela vai passar.


Agora quero saber de você. Este texto te ajudou de alguma forma? Têm dúvidas? Quer compartilhar algo comigo? Se desejar conversar mais é só me escrever um e-mail. Vou adorar!


Um abraço com carinho! =)

Arquivos
bottom of page