Mindful Eating - o caminho para comer com consciência
Mindfulness pode ser definido como a capacidade intencional de estar atento ao momento presente, sem julgamento ou críticas, com uma atitude de abertura e curiosidade. Possui princípios semelhantes aos budistas, mas não se trata de uma prática religiosa. Tem sido muito estudada e divulgada pelos seus benefícios físicos e psicológicos e seu papel no desenvolvimento pessoal. Muitas pesquisas realizadas nos últimos 30 anos mostram resultados como a melhora da atenção e do foco, de sintomas físicos, mentais e emocionais, sendo hoje reconhecida cientificamente.
Dito isso, podemos pensar que o Mindful Eating é a prática do Mindfulness aplicada ao ato de comer e à alimentação de maneira geral. Tem sido bem sucedida no tratamento da obesidade e da compulsão alimentar, mas também oferece benefícios para toda a população porque promove melhora de hábitos e comportamentos alimentares.
O Mindful Eating inclui a exploração dos sentidos em todos os contextos que envolvam comida (antes, durante e após comer e beber), focando nas cores, sabores, texturas, formatos e até mesmo sons da comida. É também uma investigação dos nossos sinais internos de fome, saciedade, satisfação e das nossas respostas ao alimento (nossos pensamentos, emoções e sensações físicas relacionadas).
Essa habilidade na verdade é inata do ser humano. Mas, ao longo da vida, muitas vezes vamos nos desconectando disso (com o ritmo acelerado, o hábito de comer distraído, fazendo outras coisas ao mesmo tempo e o excesso de dietas e de regulação externa sobre o que comer, quando, quanto, enfim).
A proposta é treinar a retomada dessa consciência com práticas específicas. Isso inclui ouvir seus sinais de fome, saciedade e satisfação e se guiar por eles para comer e parar de comer; identificar seus diversos estímulos para comer e ser capaz de responder a eles adequadamente; entender seus padrões alimentares e como eles influenciam na sua maneira de comer; evitar descontar na comida questões emocionais ou psicológicas; conseguir ter mais prazer com menor quantidade de comida.
Ficou interessado? Quer entender mais? Começar a aplicar a alimentação consciente na sua vida? Melhorar sua relação com a comida?
Em um próximo post continuaremos nesse assunto, falando dos princípios do Mindful Eating. Até mais! 😊