top of page

Para o momento das refeições




Neste texto eu quis trazer algumas dicas básicas que podem te ajudar na atenção plena enquanto você come. Os passos podem parecer simples, mas não é fácil fazer disso um hábito. Demanda prática. Outro ponto importante: não subestime essa prática. Ela realmente pode favorecer muito sua relação com a comida, principalmente se você come muitas vezes por impulso ou reação às emoções, se come muito distraído e se com frequência sente que comeu em exagero.

Como qualquer atividade, quanto mais treinamos, maior nossa habilidade e menor nossa dificuldade.

Você não precisa fazer o exercício sempre que for comer, em alguns momentos, por exemplo, junto de outras pessoas, isso pode não ser confortável. Escolha uma refeição no dia para treinar e tente estar mais atento nas suas outras atividades diárias.

Com o tempo você pode conseguir comer com mais atenção, mesmo em companhia de outras pessoas e sem precisar seguir os passos à risca.


Observações: 1- Reserve o tempo das refeições para "simplesmente" comer. Não coma fazendo outras coisas ao mesmo tempo. 2- Durante a respiração, sempre que possível, feche seu olhos e foque no ar entrando e saindo. Isso pode te ajudar a se concentrar no momento presente. 3- Caso seja uma comida já pronta, evite comer diretamente do pacote. Sirva em um recipiente (prato, tigela, copo, etc), de acordo com seu nível de fome, a quantidade que você acha que irá te saciar. 4- Durante todo o processo de ver, cheirar, explorar os sabores, texturas e até os sons da mastigação, observe as sensações corporais que podem aparecer.


A mente irá se distrair em pensamentos e talvez também apareçam sentimentos. Não tem problema. Apenas observe isso também, e, sempre que notar, traga sua atenção de volta às sensações corporais ou à respiração, gentilmente e sem julgamento.

Comer com consciência envolve vários contextos entre o antes, o durante e o depois de uma refeição. Envolve auto observação e autoconhecimento sobre o seu comportamento alimentar (Por que eu como? Quando eu como? Como eu como? O que eu como? O que eu quero comer? Quanto eu como?). O caminho é individual, pode ser longo e complexo e necessitar de acompanhamento profissional.

Em outros textos falarei mais sobre esse treinamento para comer consciente em outras etapas. Se você praticar esses passos, depois me conte como foi, suas dúvidas e observações, talvez isso sirva como tema para outros textos.


Um abraço com carinho e vamos para a prática!


Arquivos
bottom of page